ASF CONFERENCE

ORADOR CONVIDADO

 

Julian Salas

JULIAN SALAS

Julian Salas, Científico Titular del CSIC; Professor ‘ad honorem’ de la ETSAM; Director da Cátedra UNESCO em Habitabilidad Básica de la UPM – ETSAM;Doutor Engenheiro Industrial (1983) pela Universidade Politécnica da Cataluña, E.T.S. De Engenheiros Industriais, diplomado em Construção Industrializada pelo C.S.T.B. de París, Investigador do Conselho Superior de Investigações Científicas. Em 1983 formou em CSIC a equipa de investigação Tecnologías e materiais para vivendas de muito baixo custo, onde trabalharam e se especializaram muitos arquitectos e engenheiros latinoamericanos. En 1987 criou, e foi coordenador internacional até 1994, no Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnología para o Desenvolvimento (Programa CYTED), o Subprograma Tecnologías para viviendas de interesse social en Latinoamérica no qual participaram 112 grupos de 19 países e foi na opinião da CEPAL “…o maior esforço de investigação-acção jamais realizado em matéria de hábitat popular na América Latina e no Caribe”. Em 1989 formou parte do grupo promotor dos ‘Arquitectos Sem Fronteiras – Madrid’, ONG à qual pertence desde aí. É sócio da ‘Amnistía Internacional’ e da ‘Cruz Vermelha Espanhola’. Autor de seis livros e cinco monografías, entre eles, “Contra el Hambre de Vivienda: soluciones tecnológicas latinoamericanas (Bogotá, 1993), que conta com quatro edições e recebeu o Primeiro Prémio na IV Bienal Iberoamericana de Arquitectura (Lima 2004).

 

ORADORES MESA REDONDA

 

Álvaro Domingues

ÁLVARO DOMINGUES

Álvaro Domingues (Melgaço, 1959) é geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1994.
Desde 1999 é docente do mestrado integrado e do curso de doutoramento.
É também membro do Conselho Científico. Como investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, tem desenvolvido uma actividade regular de investigação e publicação no âmbito de projectos com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Fundação Ciência e Tecnologia, com a CCDR-N, CCDR-C, com a Xunta da Galiza, com a Escola Técnica Superior de Arquitectura da Coruña, com a Erasmus Iniversity of Rotterdam-EURICUR, com o Club Ville Aménagement – Paris; com o CCB, Barcelona, com a Universidade Técnica de Barcelona - Arquitectura, com a Universidade de Granada – Planeamento e Urbanismo, com as Universidade Federal de S. Paulo e do Rio de Janeiro-Brasil, com as Universidades do Minho e Coimbra, com os municípios de Guimarães e Porto, com a Ordem dos Arquitectos, com a Fundação de Serralves e a Fundação da Juventude, entre outros. No CEAU-FAUP a sua actividade centra-se na Geografia Humana, Paisagem, Urbanismo e Políticas Urbanas, quer em termos de investigação, quer em termos de assessoria externa e formação.
   
Jordi Balari

JORDI BALARI

Jordi Balari, (Barcelona, 1936) é fundador da ASF-España/ASF-E em Barcelona; coordena os projectos em Chiapas con ASF-Italia y Africa’70 (2002-2003) e em Neuquén com ASF-Argentina (2003-2008). Participa na ASF-E como secretario general, coordenador, responsável das relações internacionais e como presidente (2007-2010). Participa na criação da ASF-International de que é presidente desde 2007 até 2011. Em 2010 cria o Programa de Trabalho da UIA, “Action Without Borders”, de que é director. Entre 2010 e 2012 participa na redacção dos módulos de formação para intervir em projectos de desenvolvimento realizado por membros da ASF-International: “Challenging Practice”.
   

MODERADOR

 

Nuno Grande

NUNO GRANDE

Nuno Grande (Luanda, 1966) é Licenciado em Arquitectura pela Universidade do Porto em 1992; Doutorado em Arquitectura pela Universidade de Coimbra em 2009. Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É, desde 2006, docente, por extensão, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto na disciplina de Urbanística.